APRENDER PELA DOR OU PELO AMOR?
- Pedro Villar
- 17 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Em toda a minha infância, escutei a frase: "Você quer aprender pela dor ou pelo amor?" Traduzindo de forma simplificada, aprender pela dor significa aprender errando, da pior forma possível. Já aprender pelo amor é aprender observando, vendo bons exemplos, analisando erros e colecionando acertos. Sempre fui uma criança teimosa e fora da caixa, e infelizmente, muitas vezes aprendi pela dor. No entanto, com o passar do tempo, fui criando mecanismos para que a dor fosse passageira. Sempre pensei em como executar tarefas aprendendo com os erros, mas minimizando-os. Acredito que isso também seja um dos pontos que me fizeram ser quem eu sou hoje.
Aprender com os Erros
O ser humano só aprende pela dor, só aprende quando perde. Isso é normal. Infelizmente ou felizmente, somos assim. Contudo, acredito que existam formas melhores de desenvolvermos esse lado. Em minha caminhada, descobri e venho descobrindo uma forma única para diminuir erros e aumentar acertos: aprender pela dor que outros passaram. Acredito que essa seja uma das formas mais inteligentes de aprender ou de lidar com uma situação.
Aprender com outras histórias de vida
Gosto de ouvir muitos relatos e histórias de vida. Diariamente, é o que mais acontece através das consultorias do grupo. Sempre escuto histórias de fracasso e sucesso. Cada um desses protagonistas passou por situações que muitas vezes ainda não passei. Sempre presto bastante atenção, pois aí está o "pulo do gato": saber como aquela pessoa lidou com uma situação para, caso ocorra comigo, já ter um guia de como lidar.
A Importância da Observação
Isso me ajudou e me ajuda muito, pois todos nós passaremos pela dor. No entanto, há formas mais eficientes de lidarmos com as situações. Quero deixar uma mensagem para todos: aprenda como eu. Seja um bom ouvinte e um bom observador. Uma hora, o que você observou ou ouviu servirá de lição. Não espere ou tenha medo de lidar com situações difíceis;
Reflita sobre este assunto...
Comments